top of page

Trolls em Grimstad e outras historias.


Uma familia norueguesa nos anos 70 em Grimstad
Familia anos 70 na Noruega

 

Qual a diferença entre um Troll e um ser humano ? Esta pergunta é tipica de uma pequena aldeia na Noruega e vem de uma história incrivel do poeta Henrik Ibsen.

A aldeia onde viveu esse poeta chama-se Grimstad e a foto em cima foi lá tirada na década de 60. Uma aldeia com um porto com vista para o mar onde muitos poetas procuraram tempo e espaço para a sua imaginação. A familia K. na foto em cima ( nossos clientes da CaixadeMemorias ), optou por outro lugar para repôr a sua paz e manter energias - Portugal - onde compraram uma pequena moradia. Não estando ainda reformados vão portanto dividindo o seu tempo entre os 2 países.


Porém a Noruega é o seu país, e Grimstad uma aldeia muito especial cheia de histórias e lendas de Trolls , e muito frio ( chega a -30ºc no Inverno). Decidiram portanto remodelar a casa onde nasceram os seus 3 filhos e fazer com que as suas origens renascessem. No seu projeto o Pai K. tinha 2 objetivos - transformar a casa num local agradável para os seus 3 filhos e manter uma traça arquitetónica da década de 60.


Rua principal de Grimstad, Noruega
Grimstad

Quando falou com a sua mulher sobre a remodelação da casa já tinha algo em mente para o seu interior mas ela surpreendeu-o ." K. os miúdos estão crescidos e já não querem saber das coisas de antigamente" - disse-lhe com aquele sorriso que não deixava muita margem de manobra.


Foi então que traçou um plano muito rigoroso. Iria mudar chão , paredes etc e todos os moveis principais . Assim garantia todo o conforto para quando os filhos os fossem visitar. Mas como preservar as Memórias do antigo aconchego da família se tudo mudava no seu interior ?


A primeira foto revela o seu segredo. Em cada divisão fez um quadro em alta resolução onde espelhava a vida de antigamente com os seus móveis originais. Com um pass-partout de madeira alegre e , claro com o auxilio da aCaixadeMemorias que digitalizou e melhorou as suas velhas fotos. Nas fotos colocou ainda um pequeno codigo de barras de forma que os filhos pudessem aceder com os Telemóveis à história por detrás de algumas dessas fotos. Numa das fotos está o acesso ao áudio do filho Edvard a recitar a história do Rei dos Trolls, algo que ele adorava fazer nas noites frias de Inverno ao pé da pequena lareira.


À família K. um um grande obrigado por partilhar esta ótima forma de decorar e manter vivas as Memórias de sempre.


Veja outras histórias e dicas para usar as suas Memórias digitalizadas aqui :





Porque quando uma história é contada não é esquecida. Torna-se outra coisa. A memória de quem fomos. E do que podemos vir a ser.



Posts recentes

Ver tudo
alex-bunday-_MdUz-1Ofsg-unsplash.jpg
edceee-G35D9jK1Bf0-unsplash.jpg
old happy people outdoors.jpg

Dê vida às Suas Memórias

Digitalize tudo

bottom of page