3 Razões para Não ter Medo da Cloud

Atualizado: 1 de Mar de 2019

As minhas Imagens de antigamente numa "nuvem" ?


Na CaixadeMemorias temos muitos clientes que NÃO gostam de receber as suas imagens digitalizadas fora de um suporte físico que possam controlar, tal como 1 DVD ou uma Pendrive. Mas será que isso é uma atitude sensata ? Ou é apenas um receio sub-consciente, porque é algo que não dominam ou não conhecem ?


Colocar as suas imagens de infância ou da sua família em local desconhecido do nosso planeta é assim tão inseguro?


O que é isso da "Nuvem" ?


Hoje em dia quase todas as Grandes Empresas têm que recorrer a um destes serviços porque a quantidade de informação é gigantesca. E há empresas que fazem esse serviço de "guardar" informação. Todas elas têm sistemas de encriptação para tornar mais difícil aceder aos dados e assim protegê-los de ataques. "Pcloud", "Tresorit", "SpiderOak" e, claro está, uma das maiores do planeta, a "Amazon Cloud Services" (AMS) ou a Google através do "Google Drive" ou "Google Photos", todas estas empresas/marcas oferecem esse serviço.


Mas será que precisa mesmo de usar um serviço Cloud para guardar fotografias antigas, ou mesmo as que vai tirando dia a dia ?


Na nossa opinião achamos que sim. Porquê ?


a) Dá muito trabalho estar sempre a guardar num Disco Externo ou numa Pen . Com um destes serviços podemos configurar o telemóvel para fazer automaticamente o "upload" para a nuvem e assim os ficheiros estão sempre guardados;

b) Muitos dos serviços têm opções para catalogar as imagens por temas, datas e até por pessoas e caras. E claro, para quem tempo até uma quantidade maior de temas ou sub-temas. O que nos facilita a busca.

c) Os serviços da Cloud têm sempre regras estritas de cópias de segurança. Ou seja, aquilo que Você não faz em casa, de certeza, como por exemplo ter as imagens em 2 locais distintos, sendo um à prova de fogo, eles fazem. O que se traduz na práctica em maior segurança do que estando em nossa casa ou no nosso PC.


Então porque não usamos esses serviços e insistimos em ter os nossos Discos Externos e Pendrives ?


Porque ainda temos 3 tipos de medo e que já não fazem sentido :

  1. Qualquer pessoa pode ter acesso às minhas fotografias. A sério ? Acha mesmo que há um hacker a procurar as suas fotos na Internet ? Nem mesmo tendo uma pessoa a mostar o cartão de crédito para a câmara isso vai acontecer. E sabe porque é que ninguém vai encontra as suas imagens na "nuvem" ? Porque elas vão estar num "cantinho" tão pequeno que é pior que "agulha no palheiro". Pense só nisto - há já 5 triliões de fotografias armazenadas na "cloud" - que tal a dimensão deste palheiro ? Além disso é expectável que isso continue a crescer. Só neste ano - ou seja nos proximos 365 dias - o Mundo vai encher a Cloud com a mesma quantidade de informação que .....todos os anos anteriores desde o começo da Humanidade ! Logo, esqueça, porque ninguém vai encontrar as suas fotos acidentalmente.

2. Eles podem usar as imagens para fins ilícitos ou comerciais sem eu saber. Bom, isso depende a quem confia os serviços de armazenagem. Evite apenas empresas que estejam em Países fora do Ocidente e que não têm legislação de Protecção da Privacidade, e não deverá ter nenhum problema. Para não correr riscos desnecessários deve verificar as cláusulas de Protecção de Dados antes de colocar o visto nos termos e condições. Não o faça cegamente ( como fazemos sempre). Só perde 10 segundos se fizer uma pesquisa no documento de "Termos e Condições" pela palavra "União" de União Europeia. Por exemplo na Google Photos vai logo encontrar que eles cumprem toda a legislação Europeia a partir da Sede na Irlanda. E nesse caso está protegido pela melhor e mais restrita legislação de Protecção de Dados do planeta.


3. A qualidade das fotos vai ficando deteriorada com o tempo. Na verdade é preciso ter alguns cuidados para preservar a qualidade digital das imagens, mas isso até poderá ser melhor usando um serviço da Cloud do que termos em casa num DVD ou disco rigido. Mas vamos por partes. O tipo de ficheiro mais comum para guardar imagens é o JPEG. E serve perfeitamente para as fotos familiares que todos temos. Mas se Você gosta muito de fotografia, e quer editar as fotos para as transformar, e vai fazer isso algumas vezes e depois gravar por cima , então não deve usar o formato JPEG, porque de cada vez que editar, e tornar a gravar o ficheiro, há uma compressão que prejudica um pouco a qualidade geral . Nesse caso use por exemplo o formato PNG ( embora exija mais espaço de armazenagem). Portanto nesse aspecto , os serviços Cloud não são piores nem melhores , depende antes de ter cuidado no seu uso, como por exemplo evitar editar as fotos, e tornar a gravar muitas vezes. Logo, nos serviços Cloud não perdem qualidade com o tempo.


Tem muitas fotos nessas plataformas , tipo Google Photos ? Partilhe connosco o que pensa sobre isso. Gostamos de ajudar os nossos clientes e amigos a terem optimas experiências com as suas fotos de família e Você pode ajudar com os seus comentários.


Esteja atento ao nosso próximo blog - iremos testar as plataformas da Cloud e ver quais são as melhores para guardar as nossas fotos.


Entretanto veja uma outra forma inovadora de utilizar as suas Memórias antigas e fazer um jogo com a família aqui.

A Caixa de Memórias

Alameda dos Oceanos 41R

1990-203 Parque das Nações

LISBOA - PORTUGAL

digitalizar@acaixadememorias.com

Tel: 21 895 1074
 

  • Facebook Social Icon

© 2019 by A CAIXA DE MEMÓRIAS. All Rights Reserved